Perguntas Frequentes

> Como posso adquirir um plano da Unimed Cariri?

Para saber o plano certo para suas necessidades, faça uma Simulação do Plano (disponível no site) ou entre em contato com os consultores de vendas ou representantes autorizados. Você ainda pode ir até a nossa sede ou procurar um de nossos escritórios de apoio.

> Como posso saber o plano certo para minhas necessidades?

Para saber o plano certo para suas necessidades, faça uma Simulação do Plano (disponível no site) ou entre em contato com os consultores de vendas ou representantes autorizados. Você ainda pode ir até a nossa sede ou procurar um de nossos escritórios de apoio.

> O que é um plano de coparticipação?

O plano de coparticipação é um plano com mensalidade reduzida, porém, no mês em que houver utilização de consultas e exames, a mensalidade é acrescida de um percentual estabelecido em contrato, referente à utilização desses procedimentos.

> Possuo um plano empresarial. Tenho os mesmos direitos de um plano de Pessoa Física?

Sim, todos os contratos regulamentados pela lei 9656/98 têm as mesmas coberturas contratuais. Porém, o que pode mudar de um plano Pessoa Física para outro de Pessoa Jurídica é o tempo de carência, a abrangência geográfica e a forma de reajuste. Informe-se com a sua empresa sobre as características de seu plano ou entre em contato conosco pelo nosso SAC 24H: 0800 280 3566

> Existem planos com limitação de cobertura?

Sim. Os planos com limitação de cobertura são aqueles contratos assinados antes de 1º de janeiro de 1999 e que não fizeram adequação à Lei 9656/98. São os chamados planos não-regulamentados.

> Algum plano da Unimed Cariri possui o serviço conhecido como home care?

Não, nenhum contrato da Unimed Cariri tem cobertura para home care, que é a internação em domicílio.

> Algum plano da Unimed Cariri possui atendimento domiciliar para urgência e emergência?

Não.

> Após a contratação, já posso utilizar meu plano imediatamente?

Se houve aproveitamento de algumas carências, a utilização será parcial, devendo ser observado no contrato o prazo de carências estabelecido para cada procedimento. Somente para os casos de urgência e emergência, caracterizados por relatório do médico assistente, a utilização poderá ocorrer após 24h do início de vigência do contrato. Vale salientar que, em casos de acidentes pessoais, após as 24h de início de vigência do contrato, a cobertura será completa. Para outras situações de urgência e emergência, a cobertura será apenas em caráter ambulatorial e nas primeiras 12h. No momento que houver necessidade de internação, todos os procedimentos passarão a ser de responsabilidade do cliente, caso este ainda esteja em carência para o procedimento necessitado.

> Como posso fazer a inclusão de um recém-nascido em meu plano de saúde?

O responsável pelo bebê deverá dirigir-se à Unimed Cariri com o registro de nascimento, o CPF da criança, os documentos do responsável e procurar o setor comercial.

> Quando ocorre reajuste nas mensalidades do plano?

Contratualmente, o reajuste poderá ocorrer em dois momentos: no mês do aniversário do contrato, ou seja, o mês em que o cliente assinou o contrato, e no mês da mudança de faixa etária que obedece uma variação, dependendo da idade, conforme estabelecido na assinatura do contrato.

> O que é a coparticipação? E fator moderador?

A coparticipação é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo beneficiário diretamente à operadora, após a realização de procedimento. Já o fator moderador é um mecanismo previsto em contrato que inclui a participação do beneficiário no pagamento de um procedimento realizado ou a ser realizado através do plano de saúde. Assim, o custo mensal do plano varia conforme a utilização.

> O que é carência?

Carência é o nome do período, corrido e ininterrupto, contado a partir da data de início de vigência do contrato, durante o qual o contratante paga as contraprestações pecuniárias (mensalidades), mas ainda não tem acesso a determinadas coberturas previstas no contrato.

> Qual a diferença entre urgência e emergência?

É considerada urgência a situação que é resultante de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional. Já a emergência implica em risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizada em declaração do médico assistente.

> O que é Declaração de Saúde?

A Declaração de Saúde é uma declaração que o cliente preenche logo ao ingressar no plano de saúde, onde vai declarar as patologias que já tem ou desconhece ter até a assinatura do contrato. O cliente tem direito de preenchê-la mediante entrevista qualificada, orientada por um médico de escolha da operadora, sem qualquer ônus, ou por um médico de sua escolha, assumindo o ônus.

> Quem pode ser dependente nos planos de saúde?

Podem ser dependentes de seu plano: O cônjuge; O companheiro, havendo união estável na forma da lei, sem eventual concorrência com o cônjuge salvo por decisão judicial; Filhos e enteados, ambos com até 18 anos incompletos ou, se estudantes universitários, até 24 incompletos; Tutelados e menores sob guarda.

> Para as consultas e exames realizados na urgência, incidem coparticipação?

Sim. Independentemente de ser na urgência ou não, a coparticipação vai incidir sobre todas as consultas e exames. Só não incidirá quando o cliente estiver internado.

> Em caso de inclusão de dependente, o mesmo irá aproveitar todas as carências já cumpridas pelo titular?

Sim, somente em caso de filhos naturais, nascidos pelo plano e com inclusão em até 30 (trinta) dias contados da data do nascimento. O mesmo ocorre para os filhos adotivos de até 12 anos de idade, desde que sejam incluídos no prazo de até 30 (trinta) dias da data do deferimento do pedido de guarda, inclusive provisória, ou adoção judicial, sempre mediante comprovação.

> Quando realizo alteração contratual, perco minhas carências já cumpridas?

Não. Suas carências já cumpridas serão mantidas, desde que as alterações sejam feitas dentro da mesma operadora. Porém, se a alteração foi para um benefício superior, você fica com atendimento garantido pelo procedimento básico, até cumprir carência para o que foi alterado. Por exemplo: o cliente já cumpriu carência para a acomodação “enfermaria”, resolveu alterar para “apartamento”, sendo que a carência para essa alteração é de 06 (seis) meses. Se antes desses 06 meses o cliente precisar de internação, terá cobertura em “enfermaria”.

> Tenho um plano de saúde de outra operadora. Passando para a Unimed Cariri, terei redução em minhas carências?

Sim. Essa redução vai variar de acordo com o tipo e o tempo de plano que você tinha com a outra operadora.

> Quero mudar abrangência do meu contrato. Cumprirei carência?

Sim. A carência é de 06 (seis) meses para internamento e cirurgia na nova abrangência. Entretanto, caso necessite de qualquer atendimento, este será assegurado na rede anterior até o cumprimento total de carência.

> Já sou cliente Unimed Cariri e gostaria de mudar o meu plano. Como devo proceder?

Se a mudança for na acomodação (enfermaria ou apartamento), ou na abrangência ou na modalidade (coparticipação), a alteração deverá ser feita na sede da Unimed Cariri ou em alguns dos nossos escritórios de apoio, pois deverá ser feito e assinado um aditivo ou um novo contrato.

> Em caso de inclusão de dependente, o mesmo irá aproveitar todas as carências já cumpridas pelo titular?

Sim, somente em caso de filhos naturais, nascidos pelo plano e com inclusão em até 30 (trinta) dias contados da data do nascimento, partos não cobertos pelo plano, mas que o pai ou a mãe tenha obstetrícia no plano, será aproveitado esse tempo de carência já cumprido pelo titular, desde que o plano seja regulamentado, porém , o mesmo deve ser incluído no plano até 30 (trinta) dias da data do nascimento.  O mesmo ocorre para os filhos adotivos de até 12 anos de idade, desde que sejam incluídos no prazo de até 30 (trinta) dias da data do deferimento do pedido de guarda, inclusive provisória, ou adoção judicial, sempre mediante comprovação.

> Quem pode ser dependente em meu plano?

Podem ser dependentes de seu plano: O cônjuge; O companheiro, havendo união estável na forma da lei, sem eventual concorrência com o cônjuge salvo por decisão judicial; Filhos e enteados, ambos com até 18 anos incompletos ou, se estudantes universitários, até 24 incompletos; Tutelados e menores sob guarda.

> Vou fazer meu parto pela Unimed Cariri. Se porventura o bebê precisar de atendimento, será liberado em meu cartão?

Sim, o bebê que nasceu pelo contrato regulamentado terá direito ao atendimento gratuito por 30 (trinta) dias, porém o responsável deverá procurar a Unimed Cariri antes de terminar o prazo de 30 (trinta) dias com o registro de nascimento,  CPF do bebê, e documentação do responsável  para que o mesmo seja incluso no plano e passe a ter atendimento com o seu próprio plano.

> Sou cliente do Plano Nacional (Master) da Unimed Cariri. Posso ser atendido em todo o Brasil?

Sim. Se seu contrato tem abrangência nacional, você poderá ser atendido em todo Brasil, na rede credenciada pelas Unimeds onde você estiver, tanto para procedimentos de urgência e emergência, quanto para procedimentos eletivos. Deve ser observado se o tipo de credenciamento que aquele prestador tem com a Unimed local é contemplado em seu contrato, como, por exemplo, hospitais de alto custo e tabela própria.

> Sou cliente do Plano Estadual (Premium) da Unimed Cariri. Posso ser atendido em todo o Brasil?

Sim, porém somente nos casos de urgência e emergência, caracterizados por  relatório do médico assistente. O cliente do Plano Estadual da Unimed Cariri possui cobertura para procedimentos eletivos apenas dentro do Estado.

> Sou cliente do Plano Regional (Classic) da Unimed Cariri. Posso ser atendido em todo o Brasil?

Sim, porém somente nos casos de urgência e emergência, caracterizados por  relatório do médico assistente, ou quando o serviço tiver cobertura contratual, mas não tiver prestador na região. O cliente do Plano Regional da Unimed Cariri possui cobertura para procedimentos eletivos em todo o interior do estado do Ceará.

> Onde posso pagar meu boleto após o vencimento?

O boleto poderá ser pago com seu original ou segunda via em qualquer banco, pois os boletos são registrados conforme norma da FEBRABAN. Boletos com 30 dias de vencidos, antes do pagamento o cliente deverá entrar em contato com a Unimed

> Com quantos dias em atraso o meu plano é cancelado?

O plano poderá ser cancelado após 60 dias de não-pagamento, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de contrato.

> Preciso da 2a via do meu boleto de pagamento. Como posso solicitar?

O cliente pode solicitar a 2ª via do boleto de pagamento pelo site www.unimedcariri.com.br. No menu, clique em “Serviços On-line”, acesse “2ª via de boleto bancário” e siga as instruções na página.

Caso prefira, o cliente também pode optar por receber mensalmente o seu boleto através do e-mail, www.unimedcariri.com.br. No menu, clique em “Serviços on-line”, acesse “boleto por e-mail” e siga as instruções na página.

A segunda via de boleto é disponibilizada também no aplicativo do cartão virtual, ou com o SAC (Serviço de Atendimento ao Cliente), pelo telefone 0800 280 3566, durante 24 horas.

> Algum plano da Unimed Cariri possui o serviço de atendimento domiciliar?

Não. Nenhum contrato da Unimed Cariri tem cobertura para tratamento ou atendimento em domicílio.

> Em quais situações tenho direito ao reembolso?

O ideal nesses casos é que o cliente sempre que possível contate a Unimed Cariri previamente antes de realizar qualquer tipo de pagamento particular.

Porém, se porventura o atendimento através da cobertura pelo plano de saúde não for possível em nenhuma hipótese, o cliente poderá pagar o atendimento médico e, posteriormente, o titular do contrato deverá solicitar reembolso à Unimed Cariri, apresentando obrigatoriamente os recibos originais de pagamento, nota fiscal, solicitação médica e o número da conta bancária (para ter acesso a documentação completa, contatar a Unimed). O pedido de reembolso será submetido à avaliação no prazo de 30 dias.

> O que é intercâmbio?

São atendimentos realizados fora da área de abrangência da Unimed de origem, ou seja, da Unimed em que o cliente possui um contrato assinado.

Por exemplo: um cliente da Unimed Cariri está em Recife para atendimento. Nesse caso, a Unimed Recife entra em contato com a Unimed Cariri para coletar todas as informações contratuais e, assim, prestar o serviço.

> Como posso saber se meu plano cobre determinadas cirurgias ou exames?

De posse da solicitação médica e com o Cartão Unimed, ligue para nosso Serviço de Atendimento ao Cliente: 0800 280 3566.

> Existem planos com limitação de cobertura?

Sim. Os planos com limitação de cobertura são aqueles contratos assinados antes de 1º de janeiro de 1999 e que não fizeram adequação à Lei 9656/98. São os chamados planos não-regulamentados.

> Onde são autorizados procedimentos médicos hospitalares?

A consulta médica e o atendimento de emergência/urgência são autorizados no próprio local onde você está sendo atendido.

Se, após a realização da consulta, o médico solicitar exames, a pré-senha referente aos procedimentos deverá ser solicitada logo após a consulta, no próprio consultório. Uma outra opção é retirá-lo em um de nossos locais de atendimento presencial.

> O que é uma pré-senha e qual a validade de uma autorização ou pré-senha?

A pré-senha trata-se de uma pré-autorização que pode ser retirada no consultório médico ou na própria clínica onde for realizar os exames.

A validade é de 60 (sessenta) dias.

> Quais são os procedimentos que são passíveis de perícia médica? E onde o cliente pode se dirigir para solicitar essa autorização?

Procedimentos cirúrgicos, ambulatoriais, com diretriz de utilização, alta complexidade (como ressonância magnética, quimioterapia).

Locais de autorização:

1 – Escritório de Juazeiro do Norte
Segunda a sexta, 7 às 17h
Rua Santa Clara, 78/100
63.010-020 – Centro
T. (88) 3566.2000 / 3566.2031
2 – Escritório do Crato
Segunda a sexta, 7 às 17h
Rua Rui Barbosa, 607
63.010-065 – Centro
T. (88) 3523.2644 / 3523.1444
3 – Escritório de Barbalha
Segunda a sexta, 8 às 12h / 13 às 17h
Rua das Nações Unidas, 23
63.180-000 – Centro
4 – Escritório de Brejo Santo
Segunda a sexta, 8 às 12h / 13 às 17h

Rua Antônio Denguinho de Santana, 235-A

63.260-000 – Centro (Praça Dionísio Rocha de Lucena)

 

> Qual o horário de atendimento da Unimed Cariri?

1. Anexo de Atendimento Juazeiro do Norte

Segunda a Sexta, 8h às 17h

Rua Santa Clara, 78/100

63010-020 - Centro

t. (88)3566-2000/3566.2031

______________

2. Escritório de Apoio Crato

Segunda a Sexta - 8h às 17h

Rua Rui Barbosa, 607

63.010-065 - Centro

T. (88)3523.2644/ 3523.1444

______________

3. Escritório de Apoio Barbalha

Segunda a Sexta, 8 às 17h

Rua das Nações Unidas, 23

63.180-000 - Centro

T. (88)3532.5146

______________

4. Escritório de Apoio Brejo Santo

Segunda a Sexta, 8 às 17h

Rua Antônio Denguinho de Santana, 235-A

63.260-000 - Centro (Praça Dionísio Rocha de Lucena)

T.(88)3533-1022

______________


5. Linha Verde 

Segunda a Sexta - 6 às 19h

Sábado 6 às 12h

0800 275 7222

______________

6. Plantão de Vendas 

Segunda a Sexta, 8 às 18h

(88)3566.2031

______________

7. NAS - Núcleo de Atenção à Saúde

Pediatria 24h

Rua José Marrocos, 1316

63.010-095 - Centro - Juazeiro do Norte-CE

T.(88) 3587.7800

O que é a coparticipação? E fator moderador?

A coparticipação é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo beneficiário diretamente à operadora, após a realização de procedimento. Já o fator moderador é um mecanismo previsto em contrato que inclui a participação do beneficiário no pagamento de um procedimento realizado ou a ser realizado através do plano de saúde. Assim, o custo mensal do plano varia conforme a utilização.