Perguntas Frequentes

> Como posso adquirir um plano da Unimed Cariri?

Para adquirir um Plano de Saúde Unimed Cariri, entre em contato com nossa equipe Comercial pelo whatsapp (88) 99791-4444 ou pelo número do nosso Plantão de Vendas: (88) 3566-2031. Você também pode visitar um dos nossos Escritórios de Apoio em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo, onde há consultores de vendas de segunda a sexta, das 8h às 18h.

> Como posso saber o plano certo para minhas necessidades?

Para saber o Plano de Saúde certo para suas necessidades, converse com nossa equipe Comercial. Tire todas as suas dúvidas sobre abrangência, acomodação, faixa etária, coparticipação e alinhe quais são as opções que se encaixam para você. Entre em contato com o Comercial pelo Whatsapp (88) 99791-4444 ou pelo número do nosso Plantão de Vendas: (88) 3566-2031. Você também pode visitar um dos nossos Escritórios em Juazeiro do Norte, Crato, Barbalha e Brejo Santo, onde há consultores de vendas de segunda a sexta, das 8h às 18h.

> O que é um plano de coparticipação?

Um plano com coparticipação conta com mensalidades menores e, no mês em que houver utilização (em consultas, exames ou terapias), é acrescido um valor percentual referente aos procedimentos realizados. O valor da coparticipação está estabelecido em contrato e varia de acordo com a utilização do plano. A Unimed Cariri dispõe de planos com coparticipação de 20% e de 40%, garantindo a mesma cobertura assistencial de excelência. 

> Possuo um plano empresarial. Tenho as mesmas coberturas de um plano de Pessoa Física?

Sim, todos os contratos regulamentados pela lei 9656/98 têm as mesmas coberturas contratuais. Porém, o que pode mudar de um plano Pessoa Física para outro de Pessoa Jurídica é o tempo de carência, a abrangência geográfica e a forma de reajuste. Informe-se com a sua empresa sobre as características de seu plano ou entre em contato conosco pelo nosso SAC 24H: 0800 280 3566.

> Existem planos com limitação de cobertura?

Sim. Os planos com limitação de cobertura são aqueles contratos assinados antes de 1º de janeiro de 1999 e que não fizeram adequação à Lei 9656/98. São os chamados planos não-regulamentados.

> Algum plano da Unimed Cariri possui o serviço conhecido como home care?

Não, nenhum contrato da Unimed Cariri tem cobertura para home care, que é a internação em domicílio.

> Algum plano da Unimed Cariri possui atendimento domiciliar para urgência e emergência?

Não.

> Após a contratação, já posso utilizar meu plano imediatamente?

Devem ser observados no contrato os prazos de carência estabelecidos para cada procedimento.  Somente para os casos de urgência e emergência, caracterizados por relatório do médico assistente, a utilização poderá ocorrer após 24h do início de vigência do contrato. Vale salientar que, em casos de acidentes pessoais, após as 24h de início de vigência do contrato, a cobertura será completa. Para outras situações de urgência e emergência, a cobertura será apenas em caráter ambulatorial e nas primeiras 12h. No momento que houver necessidade de internação, todos os procedimentos passarão a ser de responsabilidade do cliente, caso este ainda esteja em carência para o procedimento necessitado.

> Como posso fazer a inclusão de um recém-nascido em meu plano de saúde?

O responsável pelo bebê deverá dirigir-se à Unimed Cariri com o registro de nascimento, o CPF da criança, os documentos do responsável e procurar o setor Comercial. Cabe ressaltar que há o prazo de até 30 (trinta) dias para inclusão do RN no contrato, para que o mesmo possa aproveitar a carência que os pais já cumpriram.

> Quando ocorre reajuste nas mensalidades do plano?

Contratualmente, o reajuste poderá ocorrer em dois momentos: no mês do aniversário do contrato, ou seja, no mês em que o cliente assinou o contrato, e no mês da mudança de faixa etária que obedece uma variação, dependendo da idade, conforme estabelecido na assinatura do contrato.

> O que é a coparticipação? E fator moderador?

A coparticipação é a participação na despesa assistencial a ser paga pelo beneficiário diretamente à operadora, após a realização de procedimento. Já o fator moderador é um mecanismo previsto em contrato que inclui a participação do beneficiário no pagamento de um procedimento realizado ou a ser realizado através do plano de saúde. Assim, o custo mensal do plano varia conforme a utilização.

> O que é carência?

Carência é o nome do período, corrido e ininterrupto, contado a partir da data de início de vigência do contrato, durante o qual o contratante paga as contraprestações pecuniárias (mensalidades), mas ainda não tem acesso a determinadas coberturas previstas no contrato. A carência está prevista em contrato, no momento da contratação do serviço. É regulada também pela Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) que determina prazos máximos para os períodos de carência.

> Qual a diferença entre urgência e emergência?

É considerada urgência a situação que é resultante de acidentes pessoais ou de complicações no processo gestacional. Já a emergência implica em risco imediato de vida ou lesões irreparáveis para o paciente, caracterizada em declaração do médico assistente.

> O que é Declaração de Saúde?

A Declaração de Saúde é uma declaração que o cliente preenche logo ao ingressar no plano de saúde, onde vai declarar as patologias que já tem ou desconhece ter até a assinatura do contrato. O cliente tem direito de preenchê-la mediante entrevista qualificada, orientada por um médico de escolha da operadora, sem qualquer ônus, ou por um médico de sua escolha, assumindo o ônus.

> Quem pode ser dependente nos planos de saúde?

Podem ser dependentes de seu plano: O cônjuge; O companheiro, havendo união estável na forma da lei, sem eventual concorrência com o cônjuge salvo por decisão judicial; Filhos e enteados, ambos com até 18 anos incompletos ou, se estudantes universitários, até 24 incompletos; Tutelados e menores sob guarda.

> Para as consultas e exames realizados na urgência, incidem coparticipação?

Sim. Independentemente de ser na urgência ou não, a coparticipação vai incidir sobre todas as consultas e exames. Só não incidirá quando o cliente estiver internado.

> Em caso de inclusão de dependente, o mesmo irá aproveitar todas as carências já cumpridas pelo titular?

Somente em caso de filhos naturais, nascidos pelo plano e com inclusão em até 30 (trinta) dias contados da data do nascimento. O mesmo ocorre para os filhos adotivos de até 12 anos de idade, desde que sejam incluídos no prazo de até 30 (trinta) dias da data do deferimento do pedido de guarda, inclusive provisória, ou adoção judicial, sempre mediante comprovação.

> Quando realizo alteração contratual, perco minhas carências já cumpridas?

Não. Suas carências já cumpridas serão mantidas, desde que as alterações sejam feitas dentro da mesma operadora. Porém, se a alteração foi para um benefício superior, você fica com atendimento garantido pelo procedimento básico, até cumprir carência para o que foi alterado. Por exemplo: o cliente já cumpriu carência para a acomodação “enfermaria”, resolveu alterar para “apartamento”, sendo que a carência para essa alteração é de 06 (seis) meses. Se antes desses 06 meses o cliente precisar de internação, terá cobertura em “enfermaria”.

> Tenho um plano de saúde de outra operadora. Passando para a Unimed Cariri, terei redução em minhas carências?

Essa redução vai variar de acordo com o tipo e o tempo de plano que você tinha com a outra operadora. Entre em contato com o Comercial para verificar a redução.

> Quero mudar abrangência do meu contrato. Cumprirei carência?

Sim. A carência é de 06 (seis) meses para internamento e cirurgia na nova abrangência. Entretanto, caso necessite de qualquer atendimento, este será assegurado na rede anterior até o cumprimento total de carência.

> Já sou cliente Unimed Cariri e gostaria de mudar o meu plano. Como devo proceder?

Se a mudança for na acomodação (enfermaria ou apartamento), ou na abrangência ou na modalidade (coparticipação), a alteração deverá ser feita na sede da Unimed Cariri, pois deverá ser feito e assinado um novo contrato.

> Vou fazer meu parto pela Unimed Cariri. Se porventura o bebê precisar de atendimento, será liberado em meu cartão?

Sim, o bebê que nasceu pelo contrato regulamentado e com obstetrícia terá direito ao atendimento gratuito por 30 (trinta) dias, porém o responsável deverá procurar a Unimed Cariri antes de terminar o prazo de 30 (trinta) dias com o registro de nascimento,  CPF do bebê, e documentação do responsável  para que o mesmo seja incluso no plano e passe a ter atendimento com o seu próprio plano.

> Sou cliente do Plano Nacional (Master) da Unimed Cariri. Posso ser atendido em todo o Brasil?

Sim. Se seu contrato tem abrangência nacional, você poderá ser atendido em todo Brasil, na rede credenciada pelas Unimeds onde você estiver, tanto para procedimentos de urgência e emergência, quanto para procedimentos eletivos. Deve ser observado se o tipo de credenciamento que aquele prestador tem com a Unimed local é contemplado em seu contrato, visto que não são cobertos hospitais de alto custo e tabela própria, por exemplo.

> Onde posso pagar meu boleto após o vencimento?

O boleto poderá ser pago com seu original ou segunda via em qualquer banco, pois os boletos são registrados conforme norma da FEBRABAN. Boletos com 30 dias de vencidos, antes do pagamento o cliente deverá entrar em contato com a Unimed

> Com quantos dias em atraso o meu plano é cancelado?

O plano poderá ser cancelado após 60 dias de não-pagamento, consecutivos ou não, nos últimos 12 meses de contrato.

> Preciso da 2a via do meu boleto de pagamento. Como posso solicitar?

O cliente pode solicitar a 2ª via do boleto de pagamento pelo site www.unimedcariri.com.br. Na página principal, clique em “2ª via de boleto” e siga as instruções na página.

Caso prefira, o cliente também pode optar por receber mensalmente o seu boleto através do e-mail, através da página https://www.unimedcariri.com.br/boleto-por-e-mail/ e siga as instruções na página.

A 2ª Via de boleto é disponibilizada também no aplicativo Cliente Unimed Cariri e pela nossa Atendente Virtual Léa, pelo whatsapp: 88 9952-0212

Ainda, pode ser solicitado ao nosso Serviço de Atendimento ao Cliente da Unimed Cariri(SAC 24H), pelo telefone 0800 280 3566.

> Em quais situações tenho direito ao reembolso?

O ideal nesses casos é que o cliente sempre que possível contate a Unimed Cariri previamente antes de realizar qualquer tipo de pagamento particular.

Se porventura o atendimento através da cobertura pelo plano de saúde não for possível em nenhuma hipótese, o cliente precisa contatar a operadora antes de pagar o atendimento médico para posteriormente solicitar reembolso à Unimed Cariri, visto que será realizada a análise de atendimento. A operadora fará a busca de atendimento dentro dos critérios da normativa de nº 566 da ANS

> O que é intercâmbio?

São atendimentos realizados fora da área de atuação da Unimed de origem, ou seja, da Unimed em que o cliente possui um contrato assinado.

Por exemplo: um cliente da Unimed Cariri está em Recife para atendimento. Nesse caso, a Unimed Recife faz a trativa do Cliente Unimed Cariri (cliente intercâmbio na área de atuação da Unimed Recife) e mediante autorização da Unimed de origem, realizará os atendimentos.

> Como posso saber se meu plano cobre determinadas cirurgias ou exames?

De posse da solicitação médica e com o Cartão Unimed, o cliente poderá realizar o envio dos documentos através do site da Unimed Cariri, na página de autorizações. O retorno será dado via e-mail. Ou em caso de dúvidas, poderá ligar para nosso Serviço de Atendimento ao Cliente (SAC 24H): 0800 280 3566

> Onde são autorizados procedimentos médicos hospitalares?

A consulta médica e o atendimento de emergência/urgência são autorizados no próprio local onde você está sendo atendido.

Se, após a realização da consulta, o médico solicitar exames, a pré-senha referente aos procedimentos deverá ser solicitada logo após a consulta. Outra opção é solicitar sua autorização através do site. Ainda é possível retirar autorizações em um de nossos locais de atendimento presencial.

> O que é uma pré-senha e qual a validade de uma autorização ou pré-senha?

A pré-senha trata-se de uma pré-autorização que pode ser retirada no consultório médico ou na própria clínica onde for realizar os exames, bem como em nosso site ou atendimento presencial.

A validade é de 180 (cento e oitenta) dias, com exceção de guias hospitalares.

> Quais são os procedimentos que são passíveis de perícia médica? E onde o cliente pode se dirigir para solicitar essa autorização?

Procedimentos cirúrgicos, ambulatoriais, com diretriz de utilização, alta complexidade (como ressonância magnética, quimioterapia).

A análise da autorização poderá ser solicitada pelo site da Unimed Cariri, na aba de autorizações ou através do atendimento presencial em uma de nossas unidades.

Locais de autorização:

 

Sede Administrativa e Anexo de Atendimento - Juazeiro do Norte

Rua Santa Clara, 78/100

63.010-065 - Centro

Tel.: (88) 3566-2000

Funcionamento: Segunda a Sexta, 7h às 17h

______________

 

Escritório de Apoio - Crato

Rua Rui Barbosa, 607

63.105-085 - Centro

Tel.: (88) 3523-2644 | (88) 3523-1444

Funcionamento: Segunda a Sexta, 7h às 17h

______________

 

Escritório de Apoio - Barbalha

Rua das Nações Unidas, 23

63.180-000 - Centro

Tel.: (88) 3532-5146

Funcionamento: Segunda a Sexta, 8h às 12h e 13h às 17h

______________

 

Escritório de Apoio - Brejo Santo

Rua Antônio Denguinho de Santana, 235-A

63.260-000 - Centro (Praça Dionísio Rocha de Lucena)

Tel.: (88) 3531-1352

Funcionamento: Segunda a Sexta, 8h às 12h e 13h às 17h

> Qual o horário de atendimento da Unimed Cariri?

A Unimed Cariri possui horários distintos de acordo com a unidade, veja abaixo:

 

Sede Administrativa e Anexo de Atendimento - Juazeiro do Norte

Segunda a Sexta, 7h às 17h
Rua Santa Clara, 78/100
63.010-065 - Centro
Tel.: (88) 3566-2000

______________

Escritório de Apoio - Crato

Segunda a Sexta - 7h às 17h

Rua Rui Barbosa, 607

63.105-085 - Centro

Tel.: (88) 3523-2644 | (88) 3523-1444

______________

 

Escritório de Apoio - Barbalha

Segunda a Sexta, 8h às 12h e 13h às 17h

Rua das Nações Unidas, 23

63.180-000 - Centro

  1. (88) 3532-5146

______________

Escritório de Apoio - Brejo Santo

Segunda a Sexta, 8h às 12h e 13h às 17h

Rua Antônio Denguinho de Santana, 235-A

63.260-000 - Centro (Praça Dionísio Rocha de Lucena)

T.(88) (88) 3531-1352

______________


Linha Verde

Segunda a Sexta - 6 às 19h

Sábado 6 às 12h

0800 275 7222

______________

Plantão de Vendas

Segunda a Sexta, 8 às 18h

(88) 3566-2031

______________

NAS - Núcleo de Atenção à Saúde

Pediatria 24h

Rua José Marrocos, 1336

63.010-095 - Centro - Juazeiro do Norte-CE

Tel.: (88) 3587-7800