Plano de enfrentamento do Coronavírus

27 de Março de 2020

      A Unimed do Cariri é parte integrante do Sistema Nacional Unimed, sistema este que vem divulgando, de forma organizada, em todos os seus canais de comunicação e em todos os estabelecimentos da rede própria de atendimento, informes para esclarecimento de seus clientes sobre os sintomas de alerta da infecção pelo COVID19 e e para conscientização dos clientes e cooperados em relação à procura adequada aos serviços de emergência e a necessidade de isolamento social. Além disso, como forma de garantir maior prevenção e reação efetiva à pandemia da Covid-19, a Unimed do Cariri está realizando práticas de segurança que prezam pela saúde dos profissionais de saúde, beneficiários  e colaboradores, bem como adotando as seguintes medidas: FAQ 

      A Unimed do Cariri elaborou um FAQ (Frequently Asken Questions) ilustrativo e de simples compreensão divulgado entre colaboradores e clientes. Nele estão, no formato de perguntas e respostas, os esclarecimentos sobre a pandemia da Covid-19, tais como: sintomas , como identificar, central de orientações médicas, o que fazer se o cliente estiver apresentando os sintomas, etiqueta respiratória, realização do exame, monitoramento domiciliar, uso de máscaras e álcool gel, formas de prevenção, transmissão e tratamento.

Comitê de Prevenção contra o Coronavírus                                                                      

     A Unimed do Cariri dispõe de um comitê de prevenção contra o Coronavírus, composto de médicos e colaboradores, com reuniões ordinárias e extraordinárias. Este comitê está focado nas ações e orientações para o público interno da Cooperativa, para os beneficiários e para os serviços próprios, como o Pronto Atendimento Pediátrico 24h e Hospital Unimed Cariri. Realizando reuniões diárias, o Comitê de Prevenção também direciona o apoio necessário aos prestadores de serviços, a fim de garantir a segurança dos profissionais de saúde e trazer orientações de atendimento aos pacientes com suspeita da Covid-19.                                                

Outras Medidas adotadas:                                                                                     

a) treinamentos periódicos e constantes com a equipe de emergência e demais equipes das Unidades de Atendimento;                                                                                                                           

b) desenho de um plano de contingência para fluxo de atendimentos a pacientes com necessidade de internação hospitalar no Hospital Unimed Cariri;                                                                               

c) preparação de leitos de isolamento com filtro HEPA (High EfficienceParticulate Air–Ar Particulado de Alta Eficiência) e pressão negativa para internamento de pacientes, no Hospital Unimed Cariri, sem necessidade de suporte ventilatório;                                                                                                       

d) desenvolvimento de plano de contingência para internamento em UTI com a possibilidade de ampliação de novos leitos no Hospital Unimed Cariri para receber pacientes;                                                                   

e) aluguel preventivo de ventiladores pulmonares eletrônicos, em caso de aumento da necessidade deste equipamento para uso do Hospital Unimed Cariri;                                                                               

  f) redesenho dos fluxos de atendimento na Emergência do Hospital Unimed e Pronto Atendimento Pediátrico 24h com planejamento de áreas específicas para atendimento de pacientes com sintomas respiratórios;                         

g) reforço do estoque de insumos relacionados a: equipamentos de proteção individual-EPIs, luvas, máscaras, avental, dentre outros itens, para uso Pronto Atendimento Pediátrico e Hospital Unimed Cariri;                               

h) planejamento de ações que venham a ser necessárias, escalonando de acordo com a necessidade de contingência e evolução da pandemia no Cariri, como por exemplo: suspensão de cirurgias eletivas e de serviços ambulatoriais no Hospital da Unimed Cariri;                                                                                           

i) suspensão do atendimento presencial nos escritórios de apoio, bem como sistema de home office e rodízio para colaboradores, como medida a resguardar o bem-estar de todos;                                                       

j) Reforço e garantia do funcionamento do funcionamento dos canais de atendimento não presenciais (Site, Call Center, Cartão Virtual, 0800, Central de Atendimento)                                                                       

k) definição para coleta de exames em pacientes com suspeita de COVID19, mediante pedido médico embasado, e conforme termos da RN. 453, e protocolo do Ministério da Saúde;                                                               

l) prorrogação dos prazos máximos de atendimento de procedimentos eletivos que não representam riscos para o beneficiário, como forma de diminuir a movimentação desnecessária destes e evitar a exposição ao risco de contaminação;                                                                                                       

m)  telemonitoramento de todos os casos suspeitos e confirmados para COVID19, pelo setor de Medicina Preventiva, com o objetivo de contribuir para um isolamento domiciliar seguro;                                                         

 n)  criação da Central Coronavírus  Unimed Cariri 24h – 0800 725 3336, disponível para todos os beneficiários que apresentarem sintomas suspeitos ou quiserem tirar dúvidas, com médico 100% apto para realizar as devidas recomendações médicas como autocuidados, exames, ações preventivas e identificação de sintomas;                   

 o)  ampliação do número de atendentes do SAC – Serviço de Atendimento ao Cliente para orientações e serviços;     p)  ampliação da capacidade de atendimento aos prestadores de serviços por meio da Linha Verde;                     

  q) criação de protocolos hospitalares próprios de atendimento, internação, isolamento e descarte de materiais no Hospital Unimed do cariri e Pronto Atendimento Pediátrico 24h;                                                       

r) suspensão temporária de  procedimentos eletivos que impliquem em internação para disponibilizar o máximo de leitos aos beneficiários, no Hospital Unimed Cariri;                                                                       

s) triagem de todos os pacientes, quer seja pelo 0800, quer seja em âmbito hospitalar.

     No que tange ao atendimento realizado na rede credenciada da Unimed Cariri, cumpre esclarecer que os clientes em situações caracterizadas como urgências/emergências, bem como em tratamento em regime de internação, estão sendo atendidos pelos hospitais vinculados aos planos de saúde contratados, de acordo com a área de abrangência e as segmentações assistenciais contratadas, e realizando o exame de diagnóstico para o coronavírus nos termos da RN 453 da ANS, através dos laboratórios credenciados, os quais realizam coleta nos hospitais, sob custeio integral da Unimed Cariri.

Confira abaixo os canais de atendimento não-presenciais, citados acima, disponíveis para o beneficiário Unimed Cariri:                                                                                                             

• SAC: 0800 280 3566                                                                                               

• e-mail: unimed@unimedcariri.com.br                             

  • Site: www.unimedcariri.com.br 

• Cartão virtual pode ser baixado diretamente no seu celular a partir da apple store ou play store.

     Se o seu atendimento for referente à COVID-19, o canal de atendimento é o 0800 725  3336.   Com base neste plano de ação, a Unimed do Cariri tem observado o seu dever de cumprimento às disposições da RN nº 453/2020 expedida pela ANS e respectivo anexo, e continuará prestando todos os serviços que lhe cabem de acordo com a legislação vigente e as alterações vindouras. Permanecemos à disposição.


Compartilhe:


Comentários:

Instagram

Facebook