Unimed tem 38% de participação no mercado

16 de dezembro de 2011

É o que apurou a pesquisa Datafolha; de 2011 a 2005, houve um aumento de cinco pontos percentuais neste quesito.

A Unimed do Brasil encomendou ao Instituto de Pesquisa Datafolha, mais uma vez, seu tradicional levantamento acerca do mercado de planos de saúde na percepção da população brasileira. Foram 4.026 entrevistas realizadas para compor a amostra, que contou com pessoas de idade igual ou superior a 18 anos. Do grupo, 23% têm planos de saúde, uma amostra significativa, já que traz a mesma proporção da população brasileira possuidora de plano. 


Com 38% de participação de mercado alcançado nesta última pesquisa, a Unimed manteve-se na liderança e deixou para trás a concorrência. A marca B, por exemplo, concorrente imediata, obteve 4% da fatia. Além disso, neste cenário, a Unimed saltou cinco casas desde 2001 – quando tinha 33% de domínio – até hoje. Isso evidencia o crescimento permanente que sofreu ao longo dos anos. O desempenho mais favorável da marca continua sendo no interior e no sul do país, com 47% e 51%, respectivamente.


Outro índice apontado no estudo foi que 27% da população (possuidores ou não de plano de saúde) respondeu que gostaria de ter o serviço da Unimed. E, para os possuidores do plano, a marca é ainda mais almejada, uma vez que 32% deles responderam que desejariam ter o plano da Cooperativa. O dado revela a liderança em potencial de mercado, pois o mais próximo concorrente teve 4% das menções gerais e 5% das respostas da parcela que tem plano de saúde.  


O destaque da marca no mercado pode ser constatado também no quesito ‘confiança’, pois o estudo do Datafolha verificou que, se 23% das pessoas fossem mudar de plano, optariam pela Unimed. Outro atributo valioso é a fidelidade à marca: entre seus clientes, 41% não escolheriam outro plano de saúde ou não souberam indicar outro para substituir o atual. Já entre os beneficiários da marca B, 27% optariam pela Unimed.  


A marca supera também a média geral dos demais planos no que diz respeito à satisfação, ficando com 77% das menções, quando a média das concorrentes é de 72%. Na avaliação referente aos médicos, 71% dos clientes da Unimed responderam que eles são competentes, o mesmo índice do concorrente B; 76% os caracterizaram como educados (a concorrência verificou 75% neste quesito); 73% responderam que os médicos do Sistema são atenciosos, contra 75% da marca B; e somente 61% responderam haver muitos médicos por especialidade; este índice na empresa B foi de 59%.  


Considerada o melhor plano por 68% dos seus clientes, a Unimed é citada por, aproximadamente, quatro em cada dez brasileiros como o melhor plano de saúde regional. Seguindo a tendência, entre os moradores do interior e das regiões sul e norte/centro-oeste as taxas são mais elevadas, superiores a 55%.  

“A pesquisa nos trouxe a confirmação de que a liderança da marca se manteve e que sua participação de mercado só vem aumentando. Porém, ressalto a importância de não nos acomodarmos perante números tão positivos. Devemos continuar investindo na qualidade assistencial, na interlocução com nossos públicos de interesse e na responsabilidade socioambiental que promovemos”, afirmou Eudes Aquino, presidente da Unimed do Brasil. 

Fonte: Unimed do Brasil


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